terça-feira, 5 de abril de 2011

Doença de Parkinson tem tratamento oferecido pelo SUS Minas


O Dia Nacional Parkinsoniano foi lembrado nesta última segunda-feira (4), data em que a comunidade científica se volta para a população com o intuito de conscientizar sobre a Doença de Parkinson, a importância do diagnóstico correto e as possibilidades de tratamento para a manutenção da qualidade de vida do paciente.

Descoberto há quase 200 anos, o Parkinson é uma das doenças neurológicas mais comuns nos dias de hoje, afetando cerca de 1% da população acima de 65 anos. Em Minas Gerais, é feita a distribuição gratuita dos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Alto Custo) da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ao todo são disponibilizados 10 medicamentos para o tratamento da doença.
Desde 2009, alguns medicamentos que antes pertenciam ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (antigo Componente de Dispensação Excepcional) passaram a ser de responsabilidade dos municípios. Dentre esses medicamentos, estão a Levodopa, Carbidopa e Benzerazida, sendo que a dispensação destes medicamentos deverá ser realizada pelo farmacêutico do município.

6 comentários:

  1. Eu já mais esperaria ter Parkinson tão jovem mas é assim Deus o todo Poderoso determinou assim mas preciso da medicação ao qual por lei é gratuita prolopa de 250mg e prolopa HBS os de alto custo eu já recebo pelo Hospital das Clinicas em s. Paulo onde faço o tratamento. Quem tem ouvido ouça e quem ter boca fala mesmo que muitos falam não adianta mas quem sabe alguém ler esse simples comentário de um cidadão brasileiro que aclama por um direito que é a vida com mais amor e que possa ser atendido pois sem a medicaçaõ fica mais dificil.

    ResponderExcluir
  2. Eu Jó Soares da Mata estou comprando o prolopa de 250mg e o prolopa HBS já procurei a secretaria de saúde de minha cidade eles me disseram que a responsabilidade é do Estado e não do Municipio. Lamento não poder fazer nada apesar de ser obrigatório a dispensação dos medicamentos de Parkinson espero que nenhum deles digo autoridades municipais não tenha Parkinson asim saberiam que só em ter essa doença já é muito sofrimento fica aí um apelo de um jovem com apenas 32 anos que vê a velocidade do mundo como uma energia elétrica e eu parado com Parkinson e sendo discriminado pela propria ipocrizia de saber que um Parkinsoniano dificilmente é alegre porque a doença debilita muito mas venceremos com fé em Deus. Sou de Licinio de Almeida BA.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço primeiramente a Deus e o nosso Prefeito de Licínio de Almeida que solucionou o problema da minha medicação (prolopa). Que Deus o abençoe que nunca a de faltar essa medicação pois sem ela quase impossível de viver. Fica meus sincero agradecimento que Deus os guarde em tudo que fizeres.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia começo a digitar com uma certa dificuldade pois tenho DP DOENÇA DE PARKINSON quero deixar bem claro que não estou recebendo mas a medicação pois não encontramos o prefeito até porque não mora na nossa cidade e ai se desencadeia os fatos tudo vira uma bola de neve e nada se resolve principalmente na saúde pois o melhor bem que o ser humano possa possuir,mas o secretário da saúde fica de enrola amanhã eu vou resolver e na verdade não resolve nada. Assim resolve troca de carro igual troca de roupa para isso sim ele é igual o prefeito muito ágil mas devemos ter consciência e denunciar esses que acham que o dinheiro que vem para ser gasto com a saúde...acham pouco não dá para comprar os remédios para a farmácia básica ou mesmo alguns que não vem para a farmácia ou melhor não tem nem omeprazol isso é vergonha.

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir