quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Falta de Gasolina



Tem faltado gasolina nos postos de combustível em Minas Gerais. Isso por causa de ajustes na refinaria Gabriel Passos (REGAP), da Petrobrás em Betim, na Grande Belo Horizonte. Esses ajustes visam exatamente aumentar a capacidade da unidade.
             A Regap opera com capacidade reduzida em 40%. Isso faz com que algumas das principais distribuidoras, como a Shell, Ipiranga e Ale, sejam obrigadas a buscar combustível nos Estados vizinhos, como no Rio de Janeiro e em São Paulo. A distribuição de óleo diesel também é afetada.
            Para piorar, a safra da cana-de-açúcar foi insuficiente para a produção de etanol, o álcool combustível, o que resulta no seu encarecimento. Segundo empresários do ramo de distribuição, se persistir o problema, a gasolina e o diesel subirão de preço.
            A conclusão da manutenção na linha de produção está prevista para a última semana de outubro, segundo informações da Petrobrás para o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM). A empresa, no entanto, não informa que procedimentos estão sendo feitos na REGAP.
            Durante o período de manutenção, para tentar minimizar o problema, menos da metade da quantia pedida pelos postos é entregue a estes. Assim, até 40% da gasolina e do diesel consumidos em Minas virão de outros Estados.
 
(Com informações do Jornalista Pedro Rocha Franco, do “Estado de Minas”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário